Política de Desenvolvimento Sustentável

Política de sustentabilidade da MASISA

A MASISA se compromete a administrar seus negócios de maneira sustentável, procurando maximizar os resultados financeiros, sociais e ambientais de suas operações. Para ela, incorporam-se as variáveis sociais e ambientais como parte integral de sua estratégia de negócios, o que se apresenta em sua ferramenta Sustainability Scorecard e em seus indicadores de governabilidade, operando por meio da Gestão de triplo resultado.

Nesse contexto, a responsabilidade social é entendida como uma interação de maneira responsável e ética com nossas comunidades vizinhas e diversos públicos de interesse.

A Estratégia de Sustentabilidade da MASISA é aprovada pela Diretoria, que periodicamente recebe um relatório de implementação e avaliação da estratégia do Gerente Geral Corporativo.

O Conselho de Desenvolvimento Sustentável, composto pelos gerentes de país e gerentes corporativos, propõe a Estratégia de Sustentabilidade da MASISA de médio a longo prazo; define políticas, programas e metas de liderança para garantir que a MASISA consiga padrões de gestão financeira, social, ambiental e de saúde e segurança de classe mundial; identifica e informa assuntos emergentes e apoia os executivos da MASISA e suas filiais no cumprimento de suas metas. Também coordena o cumprimento dos Princípios do Pacto Global das Nações Unidas.

A Gerência Geral do país propõe as metas ambientais, sociais e de saúde e segurança, que são aprovadas no âmbito corporativo e implementa os programas e as ações para cumpri-las.

Aqueles que desenvolvem essa tarefa tem uma relação funcional com o Conselho de Desenvolvimento Sustentável da MASISA. Para assegurar o cumprimento de metas, ações e programas devem ser considerados nos processos de revisão independentes que a área de auditoria interna realiza periodicamente.

Para efetiva integração dos temas sociais e ambientais na estratégia de negócios, a MASISA utiliza a ferramenta Sustainability Scorecard, que amplia o modelo Balanced Scorecard, integrando objetivos financeiros, sociais e ambientais, o sistema de gestão do desempenho dos colaboradores e um conjunto de políticas e procedimentos demarcados em nosso Sistema de Gestão.

Em 2012, os indicadores estratégicos sociais e ambientais para a geração de valor incluíram: emissões de carbono, eficiência energética, nível de compromisso de colaboradores, desenvolvimento de negócios inclusivos por meio de pequenos e médios carpinteiros e minimização de acidentes.

Cabe destacar que esses são os indicadores incluídos no sistema de monitoramento da estratégia de negócios, havendo outros indicadores operacionais que são chaves para a melhoria contínua e para a licença social e ambiental para operar, que são monitorados periodicamente, tais como pegadas ambientais, comunicação com públicos, entre outros.

Dessa forma, em linha com o que foi apresentado pelo padrão de Relatórios Integrados, no capítulo de desempenho financeiro, social e ambiental serão apresentados os temas estratégicos, enquanto que o resto dos indicadores operacionais da MASISA serão relatados através de links que aprofundem as informações.

 

Documentos
Política SGI

Logo Pie Masisa
  • Curitiba
    Avenida João Gualberto Nº 1259, 23º andar
    Bairro Alto da Glória, Curitiba, Paraná
    CEP: 80030-001

  • Ponta Grossa
    Rodovia BR 376, N° 1690
    Servidão A Ponta Grossa, Paraná
    CEP: 84045-610

  • Montenegro
    Rodovia BR 386, Km 418, Via Oeste 2
    Pólo Industrial Montenegro, Rio Grande do Sul
    CEP: 95780-000