Responsabilidade Social

Comunidades vizinhas

A MASISA tem fortalecido o diálogo com comunidades e identificado necessidades e preocupações com uma visão de longo prazo.

Para a MASISA, as relações de respeito mútuo e colaboração com suas comunidades vizinhas estão expressamente consideradas em seus Valores e Princípios Empresariais e são um elemento chave para manter a licença social para operar e crescer.

Dada a ampla distribuição do patrimônio florestal e industrial da MASISA, são muitos e muito variados os grupos humanos e suas realidades que se encontram em nossos arredores.

Cada um desses setores e comunidades tem características especiais, mas ao mesmo tempo compartilham elementos em comum e, por tanto, na MASISA temos planos de relacionamento de acordo com a realidade de cada um deles, procurando responder a seus interesses legítimos.

A MASISA desenvolve seu plano de relações com as comunidades vizinhas em relação a seus programas de operações, sobre o qual são definidas as áreas de concentração de atividades e seus impactos ambientais e sociais associados ao território. Com essa visão, se trabalha, coordenadamente, com a operação para estabelecer ações de forma preventiva.

A MASISA conta com um Sistema de Gestão Integrado (ambiental, saúde e segurança e qualidade), além da certificação FSC®, que estabelecem de forma clara as diferentes normas e regras que devem ser respeitadas na hora de se vincular e executar todo tipo de trabalho, colaborações e/ou ações com as distintas comunidades vizinhas da empresa, promovendo e gerando relações de benefício mútuo.

Modelo de gestão social e relações comunitárias

Esse modelo tem como base um sistema de identificação de públicos de interesse, consulta social e avaliação de oportunidades, riscos e impactos sociais. Essa informação nos permite definir a estratégia de relações comunitárias e planos de ação.

Na MASISA, identificamos nossos públicos de interesse chaves e buscamos conhecer suas necessidades e preocupações com relação às operações da MASISA, essas são posteriormente sistematizadas e priorizadas.

Além disso, no momento de implementar ações, identificamos agentes chaves e/ou potenciais parceiros e colaboradores (organizações sociais, públicas, Estado e seus serviços, fundações, entre outros).

Cada operação da MASISA desenvolve seu Plano de Relações com Comunidades vizinhas que compreende, entre outras, ações de difusão, comunicação e diálogo, programas de visitas às operações, participação em atividades da comunidade. Esses planos são apoiados com ações de voluntariado, envolvendo os colaboradores.

Em cada país, se dispõe de um plano particular de “Gestão colaborativa”, a respeito das problemáticas de desenvolvimento local ou necessidades sentidas pela população. A título de resumo, as principais linhas de trabalho são:

Atividades de sensibilização e educação ambiental.

Programa para desenvolvimento de capacidades, apoio a empreendimentos locais, formação de empreendedores de móveis.

Fortalecimento educacional, particularmente nas comunidades urbanas com altos níveis de pobreza.

Contribuição ao desenvolvimento local e superação da pobreza através de programas de desenvolvimento integral comunal, que buscam potencializar o impacto social positivo nas comunidades em alianças com entidades públicas e da sociedade civil.

Conservar a biodiversidade presente em nosso patrimônio e diminuição de focos de incêndios florestais.

Mecanismo de comunicação

Contamos com um mecanismo de queixas, reclamações e comunicações, todos os quais são registrados e tratados no marco do sistema de gestão integrado e cuja resolução é informada à pessoa que a emitiu.

Em 2012 recebemos 33 comunicados negativos de nossas comunidades, os quais foram resolvidos com prontidão e de acordo com os agentes envolvidos. Os temas mencionados fazem referência a impactos ambientais das operações e demandas sobre a propriedade de terrenos e/ou recursos.

Os comunicados desse tipo triplicaram com relação a 2011, devido à maior autonomia e participação das comunidades e porque se fortaleceu a presença, interação e aproximação com eles.

Por outro lado, foram recebidas 21 comunicações positivas de vizinhos e autoridades que destacam ações da MASISA que beneficiam o bem-estar das comunidades vizinhas, tais como iniciativas de educação. Não são consideradas as aparições em mídias de imprensa; a Venezuela conta mais de 30 notas relacionadas em 2012.

Planos colaborativos com a comunidade

Em todos os países onde a MASISA possui operações industriais e flores tais, foi desenvolvida uma consulta com públicos de interesse, cujo propósito é conhecer percepções sobre a MASISA e as principais preocupações de nossos vizinhos com relação às variáveis críticas de desenvolvimento local.

Nessas consultas sociais, conduzidas por empresas externas para garantir uma maior transparência, participam vizinhos, autoridades locais, fornecedores, terceirizados e ONGs locais.

A última consulta foi realizada em 2011 e, de acordo com o procedimento de gestão social da MASISA, essa consulta deverá ser atualizada, no mínimo, a cada 4 anos e com um pulso a cada 2 anos, utilizando como base o ano de 2011.

De acordo com as informações disponíveis na data desse Relatório, com relação à percepção da Empresa em sua interação com os públicos de interesse, os principais achados são:

  • Percepção geral de que a MASISA é uma empresa séria e responsável em suas relações e compromissos com seus públicos de interesse.
  • Cada localidade e público reconhece que existem temas operacionais que precisem de solução, por exemplo, a emissão de material particulado das indústrias e melhorar a gestão dos impactos do uso das ruas.
  • A comunidade espera que a MASISA se some como um agente mais ativo no desenvolvimento local e regional.
  • Colaboração e apoio à educação ambiental, o qual reconhece a autoridade técnica e profissional da Empresa.
  • Fortalecer canais de comunicação e conhecer melhor como operamos.

Atualmente, a MASISA está fortalecendo o diálogo com as comunidades vizinhas e retroalimentando seus planos de RSE com a consulta de 2011. No ano de 2012 foram iniciadas ações para conceber projetos com uma visão de longo prazo, trabalhando com a comunidade e outros parceiros locais. Esses planos estarão concebidos, participativamente, até o final de 2013.

Fornecedores

A MASISA identificou seus fornecedores chaves e seu potencial para melhorar seu negócio.

A MASISA mantém seu compromisso de apoiar o crescimento de seus fornecedores e prestadores de serviços com o objetivo de torná-los mais competitivos para os mercados atuais, já que essas empresas são consideradas parceiros estratégicos que agregam valor com sua experiência e especialização e contribuem com uma maior produtividade e flexibilidade de nossos processos de negócio.

A MASISA conta com os seguintes fornecedores estratégicos:

Fornecedores de matéria-prima (fibra e resinas, principalmente).

Fornecedores de reposição e materiais.

Fornecedores de serviços de transporte (de madeiras e produtos), outros. ››Fornecedores de serviços de mão-de-obra (manejo florestal, transporte de pessoal, guardas, limpeza, manutenção de motores, etc.)

Os Princípios Empresariais fazem parte integrante dos contratos aos quais a Empresa se compromete com seus fornecedores. Além disso, é aplicada uma avaliação de considerações de qualidade, ambiental e saúde e segurança. Há outros requisitos de seleção considerando temas ambientais e sociais para novos fornecedores.

A MASISA paga a seus fornecedores em média em 60 dias desde a entrega da fatura até o efetivo pagamento.

De um estudo realizado em 2011, detectou-se um reconhecimento do valor das atividades de desenvolvimento implementadas pela MASISA, as que tinham impactado mais em Saúde e Segurança Ocupacional e Gestão dos fornecedores.

Logo Pie Masisa
  • Curitiba
    Avenida João Gualberto Nº 1259, 23º andar
    Bairro Alto da Glória, Curitiba, Paraná
    CEP: 80030-001

  • Ponta Grossa
    Rodovia BR 376, N° 1690
    Servidão A Ponta Grossa, Paraná
    CEP: 84045-610

  • Montenegro
    Rodovia BR 386, Km 418, Via Oeste 2
    Pólo Industrial Montenegro, Rio Grande do Sul
    CEP: 95780-000